Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imagens da mulher brasileira
Início do conteúdo da página

Imagens da mulher brasileira

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 13h14 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 08h09 | Acessos: 765

 


banner imagens da mulher 

 

Desde o final do século XIX, a vida das mulheres vem sofrendo profundas e irremediáveis transformações. No Brasil, esse processo se inicia com uma sociabilidade marcada pela exteriorização da mulher que, aos poucos, começa a se expor nos salões, nos teatros, nas recepções oficiais, nas ruas comerciais das cidades. É claro que isto se refere à mulher da boa sociedade; negras e brancas pobres sempre estiveram presentes nas ruas: eram quitandeiras, negras de tabuleiros, vendedoras de toda a sorte de produtos.

A partir das primeiras décadas do século XX importantes conquistas são feitas pelas mulheres que, sem deixar de lado o esperado papel de esposa e mãe, começam a ocupar espaço no mundo do trabalho e a ter mais acesso à educação formal, conseguindo também contestar em artigos e crônicas as teses referentes à inferioridade feminina. Aos poucos, outras lutas se impõem: romper o monopólio masculino em algumas profissões, participar de concursos públicos, exigir o direito de votar e ser votada. Estas são algumas das reivindicações que se tornaram conquistas nas décadas de 1920 e 1930.

 

 

 

Galerias - Imagens da mulher brasileira

 


 
Créditos
 
 
Ficha Técnica
 
 
Notao das Imagens
 

Fim do conteúdo da página